terça-feira, 22 de março de 2011

Arroz de pato à minha maneira


Olá a todos. Arroz de pato sempre foi um prato que adoro comer, principalmente aquele arroz soltinho e escurinho (castanho), mas fazer este prato em casa, nunca foi uma coisa que me puxasse muito, primeiro porque quando compras o pato, muito raro conseguires quem parta o "bicho" para que o cozinhes em condições, depois se o pões a cozer inteiro na panela de pressão existe sempre aquela dúvida, será que vai cozer pouco e fica rijo, ou será que vai cozer tanto que se desfaça todo?
Passando essas duvidas, encontrei um talho onde comprei o pato e me partiu em pedaços, então em vez de o cozer, estufei grande parte do pato e apenas cozi as asas, pescoço e mais dois pedaços do pato com menos carne.
Ingredientes:
- 1 pato médio ou grande (conforme para quantas pessoas fizer) partido aos pedaços
- 1 mão cheia de bacon aos pedaçinhos
- Meio chouriço partido ás rodelas
- 1 cebola média partida fininha
- 2 dentes de alho partidos fininhos
- Sumo de meia laranja e um limão
- 1 sopa de cebola
- 1 colher de chá de molho inglês
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 copos e meio de arroz (dois copos de líquido por cada copo de água)
- Sal q.b.

Preparação:
Coloque os pedaços do pato na panela de pressão com todos os ingredientes, menos a sopa de cebola e o chouriço. Se pretender retire as asas, pescoço e outros miúdos do pato e leve a cozer, como se fosse para fazer canja. Leve ao lume a restante carne, deixando cozer cerca de meia-hora a 40 minutos, tendo o cuidado de ir agitando a panela para não pegar. Retire o vapor da panela, abra-a e retire o pato para deixar arrefecer. Para um tacho deite as sobras da cebola, alho e bacon e também um pouco de molho, deite a sopa de cebola e mexa bem até que esta se desfaça. Leve ao lume e quando começar a fervilhar deite o arroz para que ele "frite" neste preparado. Meça a água para o arroz (aqui aconselho a deitar mais um copo de água ou caldo do pato para além das medidas normais do arroz, pois a sopa de cebola vai engrossar o molho) e junte ao arroz, deixe cozer em lume brando. Enquanto isto desosse e desfiei o pato. Quando o arroz começar a ficar cozido (a ideia é que ele acabe de cozer no forno), desligue. Num pirex coloque metade do arroz, cubra com parte do pato e coloque o resto do arroz, por cima coloque o restante pato e as rodelas do chouriço.
Leve ao forno a 180º, quando achar que o arroz está cozido, desligue o gás e ligue a parte eléctrica do forno para alourar.
Bom apetite.

Sandra C.

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...