Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de março de 2011

Cookies crocantes de coco/ noz e corn flakes


Olá! Vocês sabem o quanto gosto de experimentar coisas novas, então este domingo a minha experiência que até pensei que ia correr mal, correu muito bem e tenho uns cookies na nossa caixa das bolachas.... uhhh direi que super saborosos e crocantes até mais não. Queria fazer uns bolinhos mas confesso que fui ás compras e me esqueci de trazer ovos e farinha, então como ainda tinha farinha tipo brioche ainda das festas de Natal, usei, inovei e o resultado foi este.

Ingredientes:

- 100 grs. farinha Maizena

- 200 grs. farinha de trigo

- 200 grs. de farinha tipo brioche

- 2 colheres de sopa de fermento e pó

- 125 grs. de açúcar em pó

- Raspa de 1 laranja

- 2 ovos

- Meio pacote de natas

- 5 colheres de sopa de azeite

- 3 colheres de sopa de coco

- 100 grs de noz mais corn flakes (moído)


Preparação:

Mistura-se as farinhas, o fermento, açúcar, a raspa da laranja, um ovo mais a clara do outro ovo, as natas o azeite, amassa-se bem. Divide-se a massa ao meio e a uma das massas junta-se o coco, amassa-se bem, deixe descansar. Na outra massa junta-se a noz mais os corn flakes moídos no 123. Amassa-se bem. Ambas as massas vão parecer esfarelar-se um pouco mas é assim mesmo.

Estas massas não precisam de descansar (mas se quiser fazê-lo...) Estender a massa (a minha estendi-a bem fina para render mais e ficarem bem estaladiças), corte com um copo ou cortadores de bolachas. Unte um tabuleiro e enfarinhe, leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º, pincele as bolachas com a gema que sobrou bem batida, deixe cozer e ficar lourinhas de ambos os lados.

Bom apetite.

sábado, 26 de março de 2011

Pizza de atum e coentros

O jantarinho de hoje foi pizza feita em casa, a massa incluída. A receita da massa foi retirada da caixa de Maizena. O Recheio é simples, tomate, queijo mozzarella, atum, cogumelos e coentros picados.

Ingredientes da massa:
- 120 grs. de farinha Maizena
- 120 grs. de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 60 grs. de queijo ralado (usei mozzarella)
- 60 ml. de azeite
- 60 ml. de leite
- 2 ovos
- Sal q.b.
Ingredientes do recheio:
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 latas de atum
- 1 lata de cogumelos laminados
- 2 a 3 mãos cheias de queijo mozzarella
- 4 hastes de coentros picados

Preparação:
Junte as farinhas e os restantes ingredientes, amasse com a mão, até obter uma massa lisa.
Eu deixei a descansar uma meia hora (mas não existe essa necessidade), com um rolo de massa e sobre uma bancada enfarinhada estenda a massa, num tabuleiro unte e enfarinhe o mesmo, ou então utilize uma folha de papel vegetal.
Comece por colocar o molho de tomate e espalhá-lo muito bem, de seguida espalhe queijo mozzarella a seu gosto. Coloque agora o atum e de seguida os cogumelos, pique os coentros.
Para terminar coloque mais um pouco de queijo mozzarella e leve ao forno a 180º.
Quando verificar que a massa já está lourinha por baixo, desligue o forno e ligue o grill, para alourar durante três a quatro minutos.
P.S. - Saliento que a massa da pizza, era muita e congelei parte dela.
Bom apetite.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Frango bêbado no forno com lima/laranja


Olá, hoje depois de uma tarde de passeio, deixei a descongelar frango e quando cheguei a casa inventei esta receita à pressão... e não é que saiu bem??
Ingredientes:
- 1 Frango partido em pedaços (hoje o que utilizei não foi completo)
- 3 a 4 colheres de sopa de azeite
- Meia cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- Sumo de meia lima e meia laranja (a lima que falo era grandinha, se não utilizem uma lima inteira)
- Meio copo de vinho branco + meio copo de vinho tinto
- 1 colher de chá de massa de pimentão ou tempero para frango assado
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1 molho de salsa e coentros (2 pés de cada erva) picados
- 1 caldo knorr
- Sal (pouco, por causa de já levar os temperos do caldo e da massa de pimentão)

Preparação:
Coloque o frango lavado e com a ele para cima num pirex ou tabuleiro de ir ao forno. Tempere levemente de sal. Numa taça, junte todos os ingredientes e depois de feita essa marinada, coloque-a por cima do frango.
Leve ao forno a assar a 180º, até o frango estar bem lourinho e assado.
Sirva com puré de batata, ou arroz branco e salada.
Bom apetite.
(Esta receita não é ilustrada, pois tive um problema com o cartão das fotos, mas assim que puder, coloco aqui a foto!)

Jokas a todos
Sandra C.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mousse de lima com morangos e coco


Esta é uma daquelas receitas, simples fáceis de fazer e quando estamos a fazer é uma sensação estranha de que estamos a brincar ás experiências.
Esta receita aprendi-a na sexta-feira à tarde, no programa Boa Tarde com a jornalista Clara de Sousa, mas lógica que meti a minha mãozinha...

Ingredientes:
- 2 pacotes de natas (batidas em chantily)
- 1 iogurte natural (pode ser de aroma de morango, limão ou coco se preferirem)
- 1 lata de leite condensado
- Sumo e raspa de 4 limas
- Morangos aos pedaçinhos a gosto
- 2 a 3 colheres de coco ralado
- 1 colher de sopa de açúcar
- 4 gomos de lima para decorar + 1 morango

Preparação:
Numa taça deite as natas já batidas e o iogurte, junte o leite condensado e mexa muito bem.
Raspe as 4 limas e reserve. Faça o sumo das lima e junte ao preparado anterior, mexendo cuidadosamente (aqui vai-se dar a experiência de verificar a alteração da consistência das natas e do leite condensado ao deitar o sumo, é mesmo fantástico!). Junte os pedaços de morango e envolva.
Numa frigideira leve o coco e o açúcar ao lume, até ele dourar, vá mexendo sempre para não pegar ao fundo e não queimar.
Junte a este preparado a raspa da lima. Polvilhe o doce com este preparado e decore a gosto com os gomos de lima e o morango. Leve ao frio.
Bom apetite.

Jokas a todos
Sandra C.

terça-feira, 22 de março de 2011

Arroz de pato à minha maneira


Olá a todos. Arroz de pato sempre foi um prato que adoro comer, principalmente aquele arroz soltinho e escurinho (castanho), mas fazer este prato em casa, nunca foi uma coisa que me puxasse muito, primeiro porque quando compras o pato, muito raro conseguires quem parta o "bicho" para que o cozinhes em condições, depois se o pões a cozer inteiro na panela de pressão existe sempre aquela dúvida, será que vai cozer pouco e fica rijo, ou será que vai cozer tanto que se desfaça todo?
Passando essas duvidas, encontrei um talho onde comprei o pato e me partiu em pedaços, então em vez de o cozer, estufei grande parte do pato e apenas cozi as asas, pescoço e mais dois pedaços do pato com menos carne.
Ingredientes:
- 1 pato médio ou grande (conforme para quantas pessoas fizer) partido aos pedaços
- 1 mão cheia de bacon aos pedaçinhos
- Meio chouriço partido ás rodelas
- 1 cebola média partida fininha
- 2 dentes de alho partidos fininhos
- Sumo de meia laranja e um limão
- 1 sopa de cebola
- 1 colher de chá de molho inglês
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 copos e meio de arroz (dois copos de líquido por cada copo de água)
- Sal q.b.

Preparação:
Coloque os pedaços do pato na panela de pressão com todos os ingredientes, menos a sopa de cebola e o chouriço. Se pretender retire as asas, pescoço e outros miúdos do pato e leve a cozer, como se fosse para fazer canja. Leve ao lume a restante carne, deixando cozer cerca de meia-hora a 40 minutos, tendo o cuidado de ir agitando a panela para não pegar. Retire o vapor da panela, abra-a e retire o pato para deixar arrefecer. Para um tacho deite as sobras da cebola, alho e bacon e também um pouco de molho, deite a sopa de cebola e mexa bem até que esta se desfaça. Leve ao lume e quando começar a fervilhar deite o arroz para que ele "frite" neste preparado. Meça a água para o arroz (aqui aconselho a deitar mais um copo de água ou caldo do pato para além das medidas normais do arroz, pois a sopa de cebola vai engrossar o molho) e junte ao arroz, deixe cozer em lume brando. Enquanto isto desosse e desfiei o pato. Quando o arroz começar a ficar cozido (a ideia é que ele acabe de cozer no forno), desligue. Num pirex coloque metade do arroz, cubra com parte do pato e coloque o resto do arroz, por cima coloque o restante pato e as rodelas do chouriço.
Leve ao forno a 180º, quando achar que o arroz está cozido, desligue o gás e ligue a parte eléctrica do forno para alourar.
Bom apetite.

Sandra C.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Mousse de chocolate com suspiro e bolacha Maria

Olá, aqui vai ficar mais uma receita de mousse de chocolate, fazer mousse é super fácil, é só dar largas à imaginação... A de hoje, acabou por ser um aproveitamento de chocolate branco que andava perdido no meu frigorífico...
Ingredientes:
- 1 tablete de chocolate negro
- Meia tablete de chocolate Branco
- 4 ovos (separados)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá café solúvel
- 1 pacote de natas
- 5 a 10 bolachas Maria (opcional, conforme gostarem mais ou menos da bolacha)
- Morangos para enfeitar q.b.

Preparação:
- Leve os dois chocolates ao lume em banho Maria, Quando estiverem derretidos, retire-os do lume e vá deitando as gemas uma a uma e bata com a varinha mágica(não o faça com a colher de pau, pois os chocolates ficam rijos...). Junte duas ou três das bolachas aos pedacinhos e reserve.
Bata as claras em castelo, junte o açúcar e o café, bata até parecer um suspiro e reserve. Bata as natas em chantily e reserve.
Junte aos chocolates, quatro colheres de sopa de cada preparado (ou mais, conforme quiser a quantidade, a intenção é dobrar o volume.)
Com o restante começe por colocar, numa taça de ir ao frio um pouco de natas para cobrir o fundo, polvilhe com bolachas, coloque um pouco de suspiro e por fim a mousse, termine com as natas e as claras, polvilhe com o resto das bolachas, decore a seu gosto com morangos.
Bom apetite


Uma sugestão: As bolachas em vez de ser Marias, podem ser torradas, torradas de chocolate, de manteiga ou por exemplo até cereais em vez de bolachas.
Outra situação, quando fizerem o suspiro, em vez de café, podem aromatizar com o que acharem melhor, por exemplo levar dois ou três morangos ao lume, com um pouco de açúcar, até começarem a desfazer, junte este "doce" ao suspiro e surpreenda-se. O mesmo pode fazer com um qualquer doce.. o que interessa é inovar, criar sabores únicos.

Jokas
Sandra C.