Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bolachas integrais de Aveia e frutos secos


Olá, neste últimos das em casa, andei todos os dias a pensar no mesmo... que queria fazer uns biscoitos integrais, isto porque na outra semana, trouxe para casa umas bolachas integrais que eu adoro da Casinha do Pão, apesar de desta vez ter ficado decepcionada com umas que vinham com uma mistura esquisita que levava Erva Doce (é que só estragou...)
Voltando então à receita, pesquisei, pesquisei e is que ontem no blog da Vai uma fatia? encontrei uma receita que me agradou, hoje agarrei nela e alterei uns pequenos pormenores. Aqui fica então a minha receita:

Ingredientes:
200 grs farinha de trigo integral
- 100 grs farinha de trigo
- 100 grs de flocos de aveia
- 2 colheres de chá de fermento
- 1 colher de chá de canela
- 150grs açúcar (quem for muito guloso ponha esta quantidade, eu usei cerca de 90 grs)
- 150grs avelãs e amêndoas moídas
- 3 a 4 colheres de azeite
- 2 colheres de leite magro
- 2 ovos
- Avelãs e amêndoas q.b. para decorar (facultativo)

Preparação:
Misturar as farinhas, o fermento e a canela. Na picadora, juntar aos flocos de aveia e os frutos e picar até ficar uma farinha ainda que grossa. Misturar com os outros ingredientes.
Juntar os ovos, o azeite e o leite. Amassar bem, com batedeira com as varas para massa, na máquina do pão ou até mesmo à mão. Se achar que a massa está muito mole junte um pouco mais de farinha.
Formar rolos de massa com mais ou menos 3 ou 4 cm de diâmetro (na receita original, estes rolos eram embrulhados em película aderente e ia ao frigorífico durante uma hora, eu não o fiz por falta de tempo). 
Com uma faca, cortar pequenas rodelas (conforme gostarem das bolachas mais ou menos grossas), Eu ainda as espalmei com uma espátula. Levar ao forno pré-aquecido a 200 º, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Alourar bem de ambos os lados. Podem ainda antes de levar ao forno colocar meia avelã/amêndoa em cada bolacha tendo o cuidado de ficar bem presa na massa.
Desta não experimentei, mas de uma próxima vou tentar ralar maçã para juntar a algumas das bolachas...
Bom apetite.

Sandra C.

1 comentário:

Catarina Nogueira disse...

Olá :)

Eu tenho imensas versões de bolachas de aveia, estou sempre a inventar :)

(mas eu até gosto de erva doce, já usei numa das versões)