sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tronco de Natal (ou não)...


Olá, hoje venho aqui deixar a receita da minha primeira experiência em fazer Tronco em casa. Posso vos dizer que quem provou gostou...
A receita não é minha, foi retirada da TeleCulinária e Doçaria nº 824 - Especial de Natal de 28.11.2008

Ingredientes:
Massa:
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 pitada de sal 
- Meia chávena de amêndoas peladas, torradas e moídas (utilizei também algumas nozes)
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 laranja (sumo e raspa) (esta é a única alteração da minha autoria)

Recheio:
- 1 chávena de chá de açúcar
- 4 gemas
- 2 dl de leite de coco

Cobertura:
- 2,5 dl de natas
- 200 grs de chocolate de culinária
- 150 grs de manteiga sem sal

Preparação:
Numa tigela misture a farinha, o sal e as amêndoas moídas e aguarde.
Bata as claras em castelo e adicione as gemas uma a uma, batendo bem entre cada uma delas.
Adicione o açúcar aos poucos, a raspa e sumo de meia laranja e junte então a mistura da farinha, mexendo cuidadosamente.
Na receita diz para aquecer o forno a 200º, mas achei a temperatura muito alta, coloque a 180º , e leve a cozer a massa durante cerca de 30 minutos (ou até a massa ficar cozida, não a deixe secar muito) num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal. Depois de cozido, desenforme a massa ainda quente sobre um pano polvilhado com açúcar. Pique a massa com um garfo e deite o sumo da outra metade da laranja. Apare dos lados. Coloque o recheio e enrole-a.

Recheio:
Leve ao lume o açúcar com uma chávena de chá de água. Deixe ferver durante 10 minutos sem mexer.
Retire do lume e junte as gemas ligeiramente batidas com o leite de coco. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até ganhar consistência.

Cobertura:
Aqueça as natas em banho-maria. Ponha o lume no mínino e adicione o chocolate ralado (ou partido em pedaços pequenos), mexendo até que derreta. Deixe arrefecer. Bata a manteiga até obter um creme (eu levei a minha meio minuto ao microondas para amolecer um pouco). Deite a mesma em fio no chocolate, batendo sempre, até que fique com uma consistência cremosa.
Espalhe inicialmente a cobertura sobre o tronco, com uma espátula alisando bem. De seguida com a ajuda de um garfo faça alguns efeitos de forma a imitar os sulcos da árvore.

Bom apetite.

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...