Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de agosto de 2012

Bacalhau à Zé do Pipo!



Bacalhau à Zé do Pipo

Comi muito poucas vezes este prato, não tinha a receita, mas no aniversário do Vicente resolvi aventurar-me e então a minha receita é:
Ingredientes:
- 8 postas de bacalhau
- Cerca de 1,5 Kg de batatas
- 2 Cebolas grandes (ou 4 médias)
- Alho q.b.
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- Azeite q.b.
- Leite q.b.
- 2 colheres de sopa de margarina
- Noz moscada e pimenta a gosto

 Preparação:
Descasque as batatas e leve-as a cozer com um pouco de sal.
Num outro tacho leve as postas de bacalhau a "escaldar" (em água a ferver dê um escaladão a cada posta de bacalhau, por cerca de dois minutos).Deixe arrefecer.
Passe pelo passe-vite as batatas e leve depois ao lume com margarina e um pouco de leite, mexa bem até obter um preparado fofo. Acrescente a pimenta e a noz moscada e rectifique o sal.
Numa frigideira, arranje as cebolas cortadas em fatias finas e acrescente o alho picada ou em pó. Acrescente o azeite, a polpa de tomate e a massa de pimentão. Deixe a cebola estufar um pouco.
Num pirex grande, disponha o preparado da cebola em primeiro lugar. Depois disponha as postas de bacalhau com a pele virada para cima. Barre as postas com maionese (vejam como fazer aqui)
Em volta das postas de bacalhau disponha o puré de batata . Leve ao forno cerca de 15 minutos a 180º. Por fim desligue o forno a gás e ligue o Grill, para dar um efeito mais tostadinho por cima.

Bom apetite!

Sem comentários: