Pesquisar neste blogue

sábado, 25 de agosto de 2012

Bacalhau à Zé do Pipo!



Bacalhau à Zé do Pipo

Comi muito poucas vezes este prato, não tinha a receita, mas no aniversário do Vicente resolvi aventurar-me e então a minha receita é:
Ingredientes:
- 8 postas de bacalhau
- Cerca de 1,5 Kg de batatas
- 2 Cebolas grandes (ou 4 médias)
- Alho q.b.
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- Azeite q.b.
- Leite q.b.
- 2 colheres de sopa de margarina
- Noz moscada e pimenta a gosto

 Preparação:
Descasque as batatas e leve-as a cozer com um pouco de sal.
Num outro tacho leve as postas de bacalhau a "escaldar" (em água a ferver dê um escaladão a cada posta de bacalhau, por cerca de dois minutos).Deixe arrefecer.
Passe pelo passe-vite as batatas e leve depois ao lume com margarina e um pouco de leite, mexa bem até obter um preparado fofo. Acrescente a pimenta e a noz moscada e rectifique o sal.
Numa frigideira, arranje as cebolas cortadas em fatias finas e acrescente o alho picada ou em pó. Acrescente o azeite, a polpa de tomate e a massa de pimentão. Deixe a cebola estufar um pouco.
Num pirex grande, disponha o preparado da cebola em primeiro lugar. Depois disponha as postas de bacalhau com a pele virada para cima. Barre as postas com maionese (vejam como fazer aqui)
Em volta das postas de bacalhau disponha o puré de batata . Leve ao forno cerca de 15 minutos a 180º. Por fim desligue o forno a gás e ligue o Grill, para dar um efeito mais tostadinho por cima.

Bom apetite!

Bolo de Amêndoa com recheio de Mascarpone e café

http://porentretachosepanelas.blogspot.pt/
Boa noite. Antes de mais desculpem a ausência...
Hoje deixo-vos a receita de um bolo que fiz para comemorar o 4º aniversário de casamento, daí a decoração do Fantasma da Ópera.

Bolo de Amêndoa com recheio de Mascarpone e café.

Ingredientes do bolo:
- 4 ovos
- 2 copos de açúcar (a medida do copo fica a vosso gosto)
- 1 copo de farinha
- 1 copo de amêndoa ralada
- 1 copo de nata
- Raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de fermento Royal

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar. Bata as claras em castelo e adicione ao bolo intercalado com a farinha, o fermento e a amêndoa sem esquecer a raspa da laranja. Por ultimo adicione as natas.
Unte duas formas a seu gosto e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Deixe cozer até colocar um palito na massa e ele sair seco.
Leve ao forno 2 embalagens redondas de massa folhada a cozer a 150º, antes de as colocar no forno pique-as com um garfo.

Recheio e cobertura de Mascarpone e Café Ingredientes:
- 1 embalagem de 250 grs. de queijo Mascarpone
- 1 embalagem de natas (200 ml)
- 2 a 3 colheres de sopa de café
- 2 colheres de açúcar em pó
- 1 colher de chá de aroma de baunilha

 Preparação: ~
Bata as natas até ficarem em chantily, junte o açúcar em pó e bata mais um pouco. Junte o queijo, o café e o aroma de baunilha. Bata bem, até ficar um creme liso e uniforme (de cor).
Depois é só montar o bolo, começar por colocar uma base do bolo de amêndoa (que pode regar com o sumo da laranja que sobrou) e barre com o creme generosamente, coloque uma base da massa folhada e apare o excedente, barre com mais creme, coloque o outro bolo e assim sucessivamente até terminar o creme.
Este bolo foi decorado com morangos e bonbons de avelâ....

Bom apetite!