domingo, 16 de fevereiro de 2014

Scones doces e salgados



No dia de ontem apetecia-me fazer alguma coisa, para ter em casa quando os meus amores chegassem, mas queria uma coisa que eles comessem, mas que eu também comesse. Logo, nunca poderia ser um bolo, nem um pudim, uma vez que não como doces. Biscoitos, demoravam algum tempo a fazer, então resolvi fazer Scones, parte desta receita foi feita na versão doce e a outra parte na versão salgada, juntei queijo mozarella.
A receita é inspirada no livro que já falei algumas vezes "Coisas Boas".

"Scotch Scones"
- 2 chávenas de farinha
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 ovos
- Meia chávena de leite
- 3 colheres de sopa de margarina (substitui por 3 azeite)
- Raspa de 1 laranja
- 1 colher de chá de canela
- 3 colheres de sopa de queijo mozarella
- Sal a gosto

Preparação:
Misturar a farinha com o fermento em pó, os ovos, o leite e o azeite. Bata a massa bastante bem. Posteriormente, divida a massa em duas partes, numa delas acrescente os ingrediente doces, o açúcar, a canela e a raspa de laranja. Na outra o sal e o queijo mozarella.
Esta massa pode ser aromatizada de formas diferentes, para a massa doce, acrescentando um pouco de chocolate em pó e um pouco de aromatizante de baunilha ou vinho do Porto, vai-lhe dar um sabor bastante distinto. Quanto à massa salgada, em vez do queijo, acrescente-lhe pedacinhos de bacon, ou fiambre, ervas ou algo que aprecie.
Pré-aqueça o forno a 180ª e leve pequenas colheradas desta massa em tabuleiro com papel vegetal. Deixe alourar dos dois lados.
Pode servir-se com um chá, ou num lanche para os mais pequenos. Podem também ser abertos e barrar com doce, manteiga, ou colocar queijo.
Bom apetite!

2 comentários:

Wagner Silva disse...

Olá Sandra,

Parabéns pelo seu blog! Suas sugestões gastronómicas parecem deliciosas!

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


Estamos à sua disposição!
Wagner Silva
Site manager

Santi disse...

que bom :)

Santi

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...