Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de dezembro de 2014

Ainda a tempo desta quadra natalícia...


Olá a todos! Antes de mais peço desculpa pela ausência...
Ainda a tempo desta quadra natalícia, deixo-vos a receita de um bolo que fiz para a festa de Natal da Escola do Vicente.
Chamei-lhe o bolo do Pai Natal, mas podia-lhe chamar outro nome dentro da época em que vivemos.
É um bolo que em tempos já fiz mas aqui fiquei-me apenas pela canela, não adicionei as outras especiarias, uma vez que era um bolo supostamente para os mais pequenos comerem...
Aqui fica a receita:

- 4 ovos
- 300 grs de açúcar (pode ser açúcar amarelo)
- 30 grs de nozes picadas
- 20 grs de cerejas picadas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de natas
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 250 grs de farinha  - 1 colher de chá se fermento em pó

Preparação:
Bata os ovos inteiros com o açúcar por cerca de 10 minutos. Junte ao preparado, a canela, o azeite e as natas. Pique as nozes e as cerejas (na picadora) grosseiramente. Junte à massa, por fim junte a farinha e o fermento e mexa bem.
Pré-aqueça o forno a 200 º. Unte e enfarinhe uma forma (pode ser redonda ou quadrada), Leve o bolo ao forno, quando este estiver quase cozido (mas ainda ligeiramente em massa), tenha já uma maçã (do seu agrado) descascada e cortada em fatias, com sumo de limão por cima para não oxidar. Faça uma mistura de açúcar amarelo e canela, passe as rodelas da maçã antes de as colocar no bolo. Leve ao forno a acabar de cozer. Quando um palito sair seco, está pronto. Desenforme e pincele a parte de cima com geleia.

Bom apetite e continuação de Boas Festas!

Sem comentários: