Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pão Multicereais (trigo, centeio e arroz)




No dia de ontem, fiquei com o meu filho mais velho em casa, pois estava meio adoentado.
Tinha de arranjar maneira de ele não passar o dia em frente à televisão, nem a jogar tablet... então lembrei-me de uma conversa do fim-de-semana sobre fazer pão e ai está, foi o que fizemos ontem à tarde.
Após uma pesquisa, via Windows Phone, encontrei  blog Chili com Todos e a receita de pão com farinha espelta e aveia e gostei, então resolvi dar o meu toque e fazer um pouco diferente. Juntei à farinha de trigo normal (65), flocos de centeio (em forma de farinha mais grossa) e farinha de arroz.
Então ficou assim:
- 350 grs de farinha de trigo 65 + alguma que fui acrescentando aos poucos para amassar e despegar das mãos.
- 75 grs de flocos de centeio (foram ao 123 para ficarem em farinha ainda que grossa)
- 75 grs de farinha de arroz
- 430 grs de água morna
- 1 colher de chá de sal fino
- 20 grs (mais ou menos) de mel
- 1 saqueta de fermento de padeiro fresco em pó

Preparação:
No 123 pique bem os flocos de centeio até fazer uma farinha grossa.
Misture as farinhas de forma homogénea.
Numa taça utilize a água morna para dissolver o fermento e o mel.
Adicione esta mistura ás farinhas e tente mexer um pouco de forma ao liquido ser todo absorvido pelas farinhas. Eu amassei um pouco, mas não muito.
Coloquei mais um pouco de farinha de trigo para a massa se despegar das mãos e formei duas bolas. Coloquei a massa a descansar dentro do forno cerca de uma hora e meia, que tinha pré-aquecido até ficar morno. Passado esse tempo a massa tinha crescido muito.
Pré-aqueci o forno a 200º assim como os recipientes onde ia por o pão a cozer.
Agarrei na massa e dobrei-a ao meio uma primeira vez e depois uma 2ª vez. Coloquei-a dentro do tacho com a dobra virada para baixo, na parte de cima da massa com um faca afiada fiz um corte superficial (numa fiz apenas este corte e na outra fiz um género de cruz, o que fez com que o pão parecesse que era mesmo para dividir ao meio), tapei e levei ao forno cerca de 35 minutos.
Dentro do forno coloquei um fervedor pequeno com água durante a cozedura e de vez em quando tirava a tampa e ia molhando o pão por cima para ajudar a ganhar crosta... era cá um cheirinho a pão aqui em casa.

Bom apetite



Sem comentários: