terça-feira, 25 de outubro de 2016

Scones... a descoberta!




Tal como no post anterior falei, no passado sábado apesar de cansada, estava com vontade de fazer algo para partilhar com o meu marido. Então resolvi fazer uns scones... nada de especial.
Mas estes foram, encontrei a receita aqui no blog "As receitas da tia Gui" e pareceu-me bem.
Fiquei rendida, adorei a experiência de "amassar " a farinha com a manteiga gelada. E no fim quando a massa já estava amassada o suficiente, foi bem engraçado esticar a massa e cortar os scones com um copo, bem altinhos para ganhar as camadas de ar e crescerem para ficarem bem fofos!
Aqui fica a receita e desta vez não inventei, apenas não usei o açúcar baunilhado.
Ingredientes:
- 500 grs de farinha de trigo com fermento
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 80 grs de açúcar (pode incluir um saquinho de açúcar baunilhado)
- 80 grs de manteiga bem fria (eu usei com pouco sal)
- 2 dl de leite
- 2 ovos batidos

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º

Misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Junte-lhe a manteiga gelada aos ingredientes secos e vá esmagando a manteiga para que esta se envolva bem na farinha, imagine como se fosse uma areia húmida.
Abra uma cavidade na farinha e junte-lhe o leite e os ovos batidos e misture, tem de ficar um preparado mole.
Depois passe esta preparado para a bancada e vá amassando até a massa alisar, pode haver necessidade de acrescentar mais um pouco de farinha (eu coloquei), a ideia não é amassar muito a massa, é apenas alisá-la.
Com um rola da massa estique-a mas deixando ficar com alguma altura, corte os scones com um copo, eu fiz os meus mais pequenos (assim rendem mais), com a restante massa faça uns à mão, não vão ficar tão lisinhos, mas não importa.
Disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com leite.
Leve ao forno até ficarem lourinhos, eu virei os meus para alourarem dos dois lados.
Sirva-os ainda quentinhos com manteiga ou compota.

*Torne estes scones ainda mais particulares se lhes adicionar por exemplo raspa de limão ou laranja, as passas com que eles originalmente são feitos, ou substitua as mesmas por ameixas ou godji. Pepitas de chocolate ou até quem sabe um niquinho de vinho do Porto. Com certeza que irá tornar os seus scones ainda mais deliciosos.

Bom apetite!

1 comentário:

a disse...

Adoro scones...faço com bastante frequência!!
Maravilhosos
Beijinhos

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...