segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lasanha de bacalhau

Olá! Nestes últimos tempos não tenho tido muito tempo para fazer grandes comeres que não os habituais, o tempo escasseia, no entanto este fim-de-semana consegui fazer esta receita que já andava para experimentar à algum tempo.
Como habitual não segui nenhuma receita em particular, inventei eu, o resultado é então:

Ingredientes:
- 3 a 4 postas de bacalhau
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata de cogumelos (ou então cogumelos frescos q.b.)
- 2 a 3 colheres sopa azeite
- 1 cubo de caldo de peixe
- 1 pacote de natas
- 2 colheres sopa de polpa de tomate
- Ervas aromáticas a gosto ou um molho de coentros picados
- 1 embalagem de lasanha fresca (usei a do Continente)
- 2 colheres sopa de margarina
- 2 a 3 colheres sopa de farinha
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
- Sumo de limão q.b.
- Queijo mozzarella q.b.

Preparação:
Coze-se o bacalhau, depois de arrefecido, retira-se as espinhas e desfia-se. Guarda-se a água do bacalhau para o molho béchamel.
Numa frigideira funda (ou um Wook), deita-se a cebola picada, os alhos, os cogumelos e o azeite. Leva-se ao lume para saltear. Junta-se o bacalhau, deixa-se saltear mais um pouco. Junta-se a polpa de tomate, o cubo de caldo de peixe, junta-se as natas, envolva bem o preparado e por fim deite as ervas aromáticas ou os coentros. Reserve.
Num tacho, leve a derreter a margarina, depois junte-lhe a farinha até formar um género de papa. Comece a deitar aos poucos o leite e vá mexendo até formar um creme não muito espesso, mas cremoso. Verifique os temperos.
Comece então a montar a lasanha. Num pirex coloque um pouco de molho e duas folhas de lasanha, deite um pouco do preparado de bacalhau, um pouco de molho béchamel, cubra com um pouco de polpa de tomate, vá repetindo a operação até acabar com todos os ingredientes, tendo o cuidado de terminar com as folhas de lasanha, por fim deite o molho e mais um pouco de polpa de tomate. Cubra com queijo mozzarella e leve ao forno a 200º durante 15 minutos. Antes de servir, ligue o forno eléctrico e deixe gratinar o queijo.
Sirva com uma boa salada.
Bom apetite.

2 comentários:

Susana disse...

Uma bela receitinha a exprimentar claro =) pelo aspecto já vale a pena =) jinhos

Babette disse...

costumo fazer (minha invenção) lasanha de bacalhau e espinafres. não ponho tomate, só ponho molho bechamel. quem provou gostou!. fica dica, para se quiser variar...
babette

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...