Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de julho de 2009

Fazer uma Pizza diferente...

Cá em casa, como em quase todas as casas portuguesas, gostamos muito de pizzas, muitas vezes encomendamos, mas também adoro fazê-las em casa. O diferente das minhas pizzas é o que lá vai dentro... o recheio!
Como base até coloco um pouco de tomate, mas gosto muito de colocar também um pouco de esparregado. A última coisa que descobri, foram as massas frescas (que se encontram em qualquer supermercado), mas as minhas últimas experiências tem sido mesmo com massa de pão. Pois o supermercado vende um pão que se chama "maminhas", não só quentinho, mas ainda em massa.
A última que fiz foi assim:
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 4 "maminhas" ainda em massa
- 2 colheres de sopa mal cheias de polpa de tomate
- Esparregado a gosto (eu normalmente costumo usar espinafres congelados)
- Queijo Mozzarella ralado ou fresco (conforme gostarem mais)
- 3 a 4 fatias de fiambre
- Frango de churrasco (O que sobrou de uma refeição)
- 1 lata de cogumelos
- Ervas aromáticas (facultativo)
Preparação:
Primeiro faço o esparregado, coloco as folhas a dar uma leve cozedura (pois elas já vem quase cozidas), escorro a água, deito um fio de azeite, um alho partido ao meio, 1 a 2 colheres de farinha, leite ou natas para o esparregado ganhar consistência, tempero com sal e por fim, deito um pouco de vinagre para ganhar aquele saborzinho ácido...
Quanto á massa, o que eu costumo fazer é então 2 pãezinhos por pessoa, logo agarro em cada duas, tento fazer uma bola de pão que depois é esticada com o rolo de massa o máximo que se possa (depois faz-se o mesmo ás outras duas).
Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno. Espalha-se a polpa de tomate, depois o esparregado (não se esqueça de tirar o alho), um pouco de queijo mozzarella, o frango e o fiambre, os cogumelos e por fim mais um pouco de mozzarella.
Vai ao forno, cerca de 15 minutos, depois ligue por 3 a 4 minutos o forno eléctrico, para que fique mais douradinho por cima e está pronto.
Esta pizza pode ser feita, com os ingredientes que quiser, desde atum, camarão, delicias do mar, outro tipo de carne, até pizzas doces que os mais pequenos tanto apreciam...
Bom apetite.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fresquinho de pèssego e abacaxi

Esta receita foi inventada por mim há uns dias atrás, porque tinha comprado um abacaxi para o Carlos, só que o que parecia estar ainda bastante verde, ficou maduro em menos de nada, e também tinha uma lata de pêssego, que tinha vindo num cabaz de Natal, que se não fosse esete doce, acabaria por se estragar. Então o resultado foi segundo quem o provou (o Carlos), bom e muito fresquinho...
Ingredientes:
- Abacaxi ou ananás q.b.
- 1 lata de pêssego escorrida
- 2 colheres mal cheias de açúcar
- 1 Vagem de canela
- 1 pacote de natas
- 5 folhas de gelatina
- 1 lata de leite condensado.
Preparação:
Corte a fruta em pedaços, para dentro de um tacho, deite um pouco de água, ou um pouco de líquido do pêssego e cubra com o açúcar.
Leve ao lume, até a fruta estar bem cozida, passe-a com a varinha mágica, demolhe a gelatina, deite a lata de leite condensado e junte a gelatina. Envolva todos os ingredientes bem.
Bata um pacote de natas em chantily sem açúcar, cubra o doce com as natas, leve ao frio e está pronto a servir.
Se quiser fazer com que este doce dê para mais pessoas, pode sempre bater um outro pacote de natas e juntá-lo ao preparao, tendo o cuidado de acrescentar mais gelatina, para que não fique mole de mais.
Este doce pode ser feito com as frutas que quiser, o limite como já disse antes é a imaginação.
Bom apetite.

O almoço de ontem...

Ontem para o almoço fiz empadão de carne e estava muito bom, já não fazia este prato há bastante tempo, pois aprecio mais este prato, feito com arroz na vez de puré, mas uma vez que o marido não gosta, fiz-o então com puré.
Ingredientes para 3 a 4 pessoas:

Para o Recheio:
- 500 a 600 grs. de carne picada (vaca, porco, peru, ou eventualmente misturadas)
- 3 a 4 salsichas de lata em quadradinhos (para aproveitamento)
- 1 Cebola média picada
- 1 ou 2 dentes de Alho picados
- Azeite q.b.
- 1 colher de sopa de tomate
- Um pouco de vinho branco
- 1 caldo de carne
- Manjericão ou outra erva aromática (facultativo)

Para o puré:
- Batatas q.b. para cozer
- 2 colheres de sopa de margarina
- Leite q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Pimenta (facultativa)
- Sal q.b.
- Mozzarella q.b.

Preparação:
Leve a cozer as batatas, com sal, quando tiverem cozidas, passe-as pelo passe-vite, leve ao lume com a margarina e um pouco de leite. Mexa, até a margarina derreter, a ideia é que este puré não fique muito espesso, pois pode tornar o empadão demasiado seco. Vá acrescentando um pouco de leite, até ganhar a consistência desejada. Pode adicionar um pouco de mozzarella (para que fique mais fofo)
Leve a carne picada e os quadradinhos das salsichas, a cebola, o alho e o azeite, até a carne começar a ganhar cor. Aos poucos junte os outros ingredientes, deixe apurar bem, rectifique os temperos.
Deite metade do puré num pirex, depois coloque a carne e cubra com o resto do puré.
Se gostar, alise o puré e depois faça desenhos com um garfo, ou guarde um pouco de puré e com uma seringa de pasteleiro faça enfeites. Cubra com um pouco de mozzarella.
Pode ainda colocar umas quantas azeitonas a enfeitar.
Leve ao lume um pouco e por fim, ligue o forno eléctrico, para que fique douradinho por cima.
Bom apetite.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Para quem anda com calor...

A minha casa até têm andado fresquinha nestes ultimos dias, mas para quem anda com calor aqui fica uma receita fresquinha, que é para ser saboreada devagarinho, por entre uma conversa agradavel.
Eu descobri o Caffé Frappé, quando no ano passado estivemos na Grécia, deixo-vos várias versões desta bebida, é só escolher o que mais lhe agradar...

Caffé Frappé (para gulosos)
Ingredientes:
- 1 chávena (chá) de leite frio (magro)
- 1 colher (sopa) de café solúvel
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 chávenas (chá) de gelado (café, baunilha ou natas)
Preparação:
Ponha todos os ingredientes no copo do misturador. Tape, ligue-o e deixe misturar meio minuto.
Sirva de seguida, em copos altos, com canudos de baunilha.

Caffé Frappé (para não gulosos)
Ingredientes:
- 1 chávena (chá) de leite frio (magro)
- 1 colher (sopa) de café solúvel
- 2 colheres (sopa) de natas
- 3 cubos de gelo + 3 cubos de gelo
Preparação:
Proceda da mesma maneira que na receita anterior (se o seu misturador tiver quebra gelo, ponha nessa velocidade uns quantos segundos o.
Sirva de seguida, em copos altos mas deite mais três cubos de gelo. Por cima da espuma pode ainda deitar um pouco de café solúvel, ou canela.
Pode ainda intensificar o sabor a café, se fizer os cubos de gelo, com café já feito.


Esta bebida pode ser servida, depois de uma refeição, na vez do café, ou por exemplo ao fim da tarde...
Surpreenda ainda mais a quem servir esta bebida, se utilizar para o caso dos adultos, licor de café ou Baileys. No caso das crianças, substitua o café parcialmente ou na totalidade por chocolate (Ovomaltine, por ex.)
Bom apetite.

Tiramisú

Tiramisú
Ingredientes:
- 4 Ovos
- 5 Colheres de sopa de açúcar
- 300 gr. de Mascarpone ou requeijão fresco
- 3 dl de Café Forte
- 1 Cálice de Vermute ou Vinho do Porto
- 250 gr. de Palitos de la Reine
- Chocolate em pó e Cacau amargo

Preparação:
Deite as gemas numa tigela e junte o açúcar. Bata até obter uma gemada cremosa esbranquiçada. Reserve.Bata as claras em castelo firme e reserve.
Aos poucos adicione o mascarpone ou requeijão à gemada e misture. De seguida misture as claras em castelo mas sem bater.
Num prato misture o café já frio e o Vermute ou vinho do Porto. Passe rapidamente os palitos la Reine, por esta mistura e “arranje-os” numa primeira camada, num pirex.
Cubra com metade do creme. Repita a operação dos palitos e coloque por cima o restante creme. Leve ao frigorífico cerca de três horas.
Polvilhe com chocolate e cacau. Esta sobremesa deve ser servida gelada.
Bom apetite.

Almondegas de Perú


Cá em casa não temos o costume de comer muitas vezes almôndegas, mas de vez em quando lembro-me... Aqui fica a receita.

Ingredientes:
Para as almôndegas:
- 500 a 600 gr. de bife de peru picado
- Cebola picada (meia)
- 1 alho picado
- 1 gema de ovo
- Um pouco de chouriço de carne picado
- Sal q.b
- Ervas aromáticas (eu usei manjerico seco)
- Pão ralado q.b.
Para o molho:
- 1 cebola Picada
- 1 alho picado
- Polpa de tomate q.b.
- 1 colher de chá de massa de pimentão
- Metade de caldo de carne ou galinha
- 1 pouquinho de molho inglês
- Vinho branco q.b.

Preparação:
Coloque a carne picada, a cebola e o alho picado, o chouriço picado ou em cubinhos, a gema de ovo, as ervas aromáticas e o sal. Se o preparado de carne ficar muito mole, junte um pouco de pão ralado à mistura. Caso isso não aconteça, retire pedaços de carne picada e forme pequenas bolinhas (para que seja mais fácil cozinhar) e passe-as pelo pão ralado. Reserve.
Leve a cebola e o alho picado com o azeite a saltear um pouco, de seguida deite a polpa de tomate, a massa de pimentão, o caldo, o molho inglês e o vinho branco.
Coloque neste preparado as almôndegas, vá mexendo de vez em quando para que as almôndegas fiquem cozinhadas uniformemente.
Se o molho começar a secar, deite um pouco de vinho branco, ou água. Prove o molho, se for necessário rectifique os temperos.
Sirva com salada, arroz branco, ou qualquer massa cozida "all dente".

Bom apetite
Sandra C.