domingo, 26 de julho de 2009

Fazer uma Pizza diferente...

Cá em casa, como em quase todas as casas portuguesas, gostamos muito de pizzas, muitas vezes encomendamos, mas também adoro fazê-las em casa. O diferente das minhas pizzas é o que lá vai dentro... o recheio!
Como base até coloco um pouco de tomate, mas gosto muito de colocar também um pouco de esparregado. A última coisa que descobri, foram as massas frescas (que se encontram em qualquer supermercado), mas as minhas últimas experiências tem sido mesmo com massa de pão. Pois o supermercado vende um pão que se chama "maminhas", não só quentinho, mas ainda em massa.
A última que fiz foi assim:
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 4 "maminhas" ainda em massa
- 2 colheres de sopa mal cheias de polpa de tomate
- Esparregado a gosto (eu normalmente costumo usar espinafres congelados)
- Queijo Mozzarella ralado ou fresco (conforme gostarem mais)
- 3 a 4 fatias de fiambre
- Frango de churrasco (O que sobrou de uma refeição)
- 1 lata de cogumelos
- Ervas aromáticas (facultativo)
Preparação:
Primeiro faço o esparregado, coloco as folhas a dar uma leve cozedura (pois elas já vem quase cozidas), escorro a água, deito um fio de azeite, um alho partido ao meio, 1 a 2 colheres de farinha, leite ou natas para o esparregado ganhar consistência, tempero com sal e por fim, deito um pouco de vinagre para ganhar aquele saborzinho ácido...
Quanto á massa, o que eu costumo fazer é então 2 pãezinhos por pessoa, logo agarro em cada duas, tento fazer uma bola de pão que depois é esticada com o rolo de massa o máximo que se possa (depois faz-se o mesmo ás outras duas).
Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno. Espalha-se a polpa de tomate, depois o esparregado (não se esqueça de tirar o alho), um pouco de queijo mozzarella, o frango e o fiambre, os cogumelos e por fim mais um pouco de mozzarella.
Vai ao forno, cerca de 15 minutos, depois ligue por 3 a 4 minutos o forno eléctrico, para que fique mais douradinho por cima e está pronto.
Esta pizza pode ser feita, com os ingredientes que quiser, desde atum, camarão, delicias do mar, outro tipo de carne, até pizzas doces que os mais pequenos tanto apreciam...
Bom apetite.

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...