segunda-feira, 25 de maio de 2009

A gastronomia em Portugal...

Pesquisa in http://www.copacabanarunners.net/culinaria-portuguesa.html
http://pt.wikipedia.org
http://www.montalegre-do-cercal.com

Ao ouvir falar deste tema, todos pensamos que conhecemos muito bem a nossa gastronomia, no entanto basta fazer uma pequena pesquisa na Net para ver que isso não é bem assim...
A nossa gastronomia, não é só o bacalhau, os enchidos, as tripas, etc... é muito mais que isso, tem muitas inspirações, desde a cozinha mediterrânica, ás antigas colónias portuguesas (podemos verificar isso, pela quantidade e variedade de temperos que usamos), também temos influência árabe e moura, principalmente no sul de Portugal, onde o alho é muito utilizado, tal como as ervas e a salsa.
A dieta mediterrânica, tem como base o pão, o vinho e azeite, acrescentando-lhe os produtos hortícolas, que podemos apreciar nas mais variadas sopas, não esquecendo claro está os frutos frescos.
Temos os mais variados pratos de carne, como exemplo disso temos por exemplo o Cabrito assado no forno,Carne de porco à alentejana, entre outros.
No entanto, temos uma panóplia considerável de pratos de peixe e mariscos, não esquecendo claro está o nosso bacalhau, alguns dos pratos mais conhecidos são então o Bacalhau assado com batatas a murro, a Caldeirada, não esquecendo claro está, as nossas Sardinhas assadas, acompanhadas com broa de milho, ou pimentos assados.
Tal como em outros lugares, o engraçado é ver como os pratos regionais podem ser preparados de maneiras tão distintas em duas cidades vizinhas, sob o mesmo nome, pratos esses que podem diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita como base.
Quanto à doçaria portuguesa, é uma interminável lista de coisas para nos adoçar a boca, assim como fazer esquecer a mais rigorosa dieta. Deixo apenas alguns exemplos, tais como, os Pasteis de Nata, os Ovos Moles de Aveiro, as Tigeladas de Abrantes, a Lampreia de Portalegre e a Sericá (ou sericaia) do Algarve.
A gastronomia portuguesa não estaria completa se não se falasse dos seus vinhos, tão afamados, desde o clássico Vinho do Porto, ás regiões demarcadas tais como, o Alentejo, o Douro, o Dão, Terras do Sado e Bucelas, entre outras.
Muito falta para dizer sobre o que se come em Portugal, mas na generalidade, aqui fica uma ideia, do que melhor Portugal têm... os nossos sabores tão característicos!

Sem comentários:

Com cheirinho a Natal, bolo de amêndoa, laranja e cereja cristalizada!  Ingredientes: - 4 ovos - 240 grs de açúcar (o mesmo peso dos o...